Mesmo que você ainda não tenha um negócio (seja ele online ou físico) ou mesmo no caso de você já ter o seu negócio “andando”, o método que você vai aprender agora com certeza vai te ajudar a ter sucesso.
Não é segredo que a análise de dados pode ser extremamente valiosa para empresas de todas as formas e tamanhos. Pesquisas recentes revelaram que quase 46% dos fornecedores enfrentam grandes dificuldades no acesso a dados e análises compatíveis para ganhar vantagem sobre a concorrência. Diante desse cenário, como como fazer análise de dados para crescimento de seu negócio? Infelizmente, ter acesso a tecnologias capazes de analisar uma grande quantidade de dados num curto espaço de tempo é muito difícil. Embora muitas empresas tenham meios para registrar grandes quantidades de dados, elas simplesmente não conseguem analisar e processar essa informação de forma eficaz.
O primeiro ponto a ser analisado são os fundamentos do seu negócio:
Estudo de mercado e definição de nicho;
Definindo o público-alvo;
Definição de metas;
Criar e testar estratégias;
Orçamento e plano de ação.
Analisar o seu negócio não é algo complicado. A técnica que eu mais uso aqui na empresa é chamada de análise SWOT.
A análise SWOT é uma técnica simples e pode te ajudar muito a ter um plano de marketing efetivo.
O “S” e o “W” são fatores internos ao seu negócio (mesmo que seja um negócio de uma pessoa só. Já o “O” e o “T” representam fatores externos ao seu negócio, dos quais você não tem controle, como o mercado e a concorrência, por exemplo.
Criada por Albert Humphre, a análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico usada por empresas (e pessoas) como ferramenta para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro do mercado.
Veja, de maneira mais detalhada, como funciona essa técnica.
S – Forças (Strenghts)
Identifique quais são suas principais vantagens dentro do mercado em que você atua.
São pontos em que você é forte e pode se diferenciar.
Por exemplo, eu tenho alunos que conseguem gravar excelentes vídeos, outros são bons em design…. Cada negócio vai ter forças específicas para explorar.
W – Fraquezas (Weaknesses)
Identifique os seus pontos de maior fraqueza, aqueles que você precisa melhorar para o sucesso do seu negócio. Gravar vídeos é um diferencial para a maioria dos negócios, porém muitas pessoas são tímidas e não conseguem falar olhando para uma câmera. Isso é uma fraqueza.
O – Oportunidades (Oportunities)
Por exemplo, quando identificamos o YouTube como oportunidade.
Depois, intensificamos as estratégias de SEO, pois há uma excelente oportunidade nas pesquisas do Google.
T – Ameaças (Threats)
São ameaças externas ao seu negócio. Você não tem controle sobre essas ameaças, mas é preciso identificá-las para amenizar o efeito delas.
Com a aplicação dessa ferramenta você vai conseguir fazer uma boa análise do seu negócio e ter um plano de marketing melhor.
Mas é preciso que você aplique a ferramenta.
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