Defina Metas e Objetivos


O primeiro ponto do seu plano de marketing é a definição de metas e objetivos para o seu negócio. 


Mesmo que você esteja começando agora a dar os primeiros passos no empreendedorismo digital, guarde isso: sempre pense com mentalidade de um empreendedor.


Se você começa alguma coisa para ver se vai dar certo, as chances de dar errado são enormes. 


Comece projetos que vão dar certo!


As metas irão conduzir todo o seu plano de marketing.


Anteriormente eu falei sobre saber para onde ir em uma viagem. Agora vamos sair dessa analogia e vamos para conceitos técnicos, para que você defina suas metas dentro do seu plano de marketing de maneira efetiva.


Definição de Metas – Método SMART



Muitas pessoas acham que o processo de definição de metas é algo extremamente simples, pois basta definir onde quer chegar e pronto. 


E é por errar nisso, que muita gente se frustra e desiste do negócio. 


Bom, é verdade que estabelecer uma meta é estabelecer o lugar onde você quer chegar com o seu negócio, mas é preciso entender o que de fato é uma meta.


Assim, as chances de sucesso são bem maiores.


Existem diversas ferramentas desenvolvidas por especialistas de marketing e administração que nos auxiliam na definição de metas para um plano de marketing. 


Mas agora você vai aprender o método que eu acho mais efetivo. Esse é o método que usamos aqui na empresa, que é o método SMART.


Se você nunca ouviu falar, o método SMART foi criado com a finalidade de fazer com que uma empresa (ou pessoa) consiga criar metas e objetivos que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e realizáveis.


Ou seja, através da aplicação do método SMART, você poderá criar metas que o conduzirão ao sucesso em seu negócio.


Criado por Peter Drucker, SMART é um termo que vem das palavras:


Specific;

Measurable;

Achievable;

Relevant;

Time.

Veja a seguir como funciona o método SMART, de forma detalhada.


S – Específica (Specific)


O “S” do método SMART significa que uma meta deve ser específica. 


Ou seja, ela precisa ser definida com clareza, indo direto ao ponto. 


Por exemplo, um dos objetivos mais importantes em um negócio online é a construção de uma lista de e-mail de leads (potenciais clientes). 


Essa deve ser uma meta prioritária em um negócio. Então, uma lista de e-mail entra no “S”.


M – Mensurável (Measurable)


Uma das características que uma meta precisa ter é a de ser possível medir.  


Ela não pode ser abstrata, é preciso ter números que você possa acompanhar.


Se você tem um canal no YouTube, por exemplo, vai ter como uma das metas o crescimento do canal, mas quanto você quer crescer o seu canal? 


Há algum tempo eu resolvi dar um foco maior no meu canal do YouTube. 


O canal tinha somente 4 vídeos de entrevistas e pouco mais de 2 mil inscritos. 


Estabelecemos como meta ter 50 mil inscritos em um ano. E, em 10 meses, já tínhamos alcançado a meta. Isso é um exemplo de uma meta mensurável.


A – Atingível (Achievable)


Não adianta estabelecer uma meta que seja impossível! 


A meta precisa ser atingível, tem que ser possível de ser alcançada.


Porém, ela precisa ser também desafiadora. 


Voltando ao exemplo do canal. Se eu estabelecesse uma meta de 20 mil inscritos em um ano, seria atingível, mas não desafiadora. 


Já o número de 50 mil era desafiador naquele momento. Desafiador, mas atingível.


R – Relevante (Relevant)


A meta precisa fazer sentido. Existe uma relevância na meta? Ela é importante para o negócio como um todo? 


Quando estabeleci a meta do canal no YouTube, foi porque identifiquei que ficar de fora do YouTube seria extremamente prejudicial para o meu negócio, pois eu estava perdendo um público extremamente qualificado.


T – Tempo (time)



Fechando o método SMART, vem o “T” de tempo. 


Para atingir uma determinada meta é preciso estabelecer um período de tempo. 


A meta não deve ser definida “até ser alcançada”, independentemente do tempo. Isso é um grande erro.


Ela deve ser alcançada em um período de tempo pré-estabelecido.


Para finalizar o conceito do método SMART e ficar mais simples de ser compreendido, vou usar mais uma vez o exemplo do meu canal do YouTube:


  • S – Crescer o canal do YouTube


  • M – 50 mil inscritos


  • A – Atingível e desafiadora


  • R – Fundamental para o crescimento do negócio


  • T – No período de 1 ano


Está cansado de não saber como colocar o Marketing Digital em prática no seu negocio ou na sua empresa? O dia de acabar com isso chegou. Tenha acesso a 5 E-books Exclusivos que vão fazer a mudança que tanto espera.




Postagem Anterior Próxima Postagem