7 passos para se tornar um Redator de conteúdo
Você ama se manter informado sobre algum assunto específico dentro da sua área de atuação ou de seus interesses pessoais. Além disso, adora compartilhar conhecimento com outras pessoas que possam vir a ter interesse nestes tópicos também.
É por esses e outros motivos que você tem um enorme potencial para ser um grande influenciador no seu setor e otimizar o jeito que as pessoas tomam decisões de compras hoje.
Essa capacidade, fará com que você ganhe mais dinheiro ao mesmo tempo que se torna cada vez mais reconhecido dentro do seu mercado. Mas como chegar lá?
A primeira regra para ganhar dinheiro com produção de conteúdo é gostar do que faz e ter conhecimento sobre o que escreve.
A internet está cheia de conteúdos “mais do mesmo”, aqueles rasos que falam muito da mesma coisa e não dizem nada com profundidade. Então, se você pretende ganhar dinheiro na internet escrevendo conteúdo, é necessário que você consiga fazer conteúdo realmente útil!
Não adianta escrever conteúdo superficial e sair publicando por aí, conforme já mencionamos neste artigo sobre profundidade e impacto em meio digital. Para iluminar seu caminho até a concretização da sua autoridade na área de atuação e aumento da sua receita, vamos listar abaixo 7 passos para você começar a ganhar dinheiro na internet como um redator de marketing de conteúdo.
Passo 1: Tenha um site ou blog
Uma vez que você já tenha conhecimentos sobre a gama de assuntos que gosta de abordar é hora de criar uma plataforma onde você possa publicar seus trabalhos no meio digital. Ter um site ou blog te permitirá divulgar seus conteúdos ao seu público alvo, aquelas pessoas que se interessam pelo tema dos conteúdos produzidos por você.
Para criar seu site ou blog, você deve passar por duas etapas principais: hospedar seu site e registrar um domínio.
Hospedagem do site
Criar um site ou blog é muito simples, existem hoje empresas de hospedagem de sites que contam com construtores de sites e auto instaladores, que te permitem criar um site ou blog em minutos. Mas tenha bastante atenção nesta etapa, a tecnologia por trás da hospedagem do seu site é muito importante.
Procure pela melhor hospedagem de sites, procure empresas com reconhecimento de mercado, performance, velocidade e qualidade nos servidores, de preferência com 99,9% de Uptime e SSL. Assim você poderá trabalhar o SEO, layout e instalar todos os plugins que precisar sem se preocupar com instabilidades e falhas.
Registro de Domínio
Outra parte importante desta etapa é o registro de domínio do seu site ou blog. No momento em que você comprar a hospedagem do seu site, poderá também comprar a sua extensão e registrar o seu domínio.
Procure escolher nomes de domínio amigáveis, que de preferência não contenham caracteres especiais, que sejam curtos, fáceis de memorizar e que remetem a sua área de atuação. Dessa forma você será mais facilmente encontrado na internet pelo seu público.
Passo 2: Ganhe autoridade e conquiste a sua audiência
É bastante falado que a produção de conteúdo é importante, mas você entende por quê? A verdade é que a audiência do seu blog vai ser conquistada através de conteúdos relevantes e com profundidade sobre o tema que você se comprometeu a falar.
Por isso, depois de colocar o blog no ar, é hora de conquistar a autoridade no assunto que você aborda. Portanto, pesquise e aprofunde o seu conteúdo, entregue informações que vão fazer a diferença para quem as consumir.
Dessa forma você irá encantar e fidelizar o seu target. Além disso, seu blog se tornará cada vez mais conhecido, pois as pessoas compartilham e referenciam conteúdos que acham interessantes – e assim você ganhará mais audiência.
Passo 3: Instigue o tráfego para o seu site
Apesar de o marketing boca a boca ser muito importante e significar que os seus conteúdos são excelentes, você não pode contar apenas com ele. É igualmente importante estar bem rankeado no Google.
Você consegue um bom rankeamento na busca orgânica do Google quando começa a otimizar seus conteúdos através de noções de SEO. Assim, quando alguém pesquisar por algumas das suas palavras-chave, o seu blog estará na primeira página de busca e consequentemente mais propício a visitas.
Além disso, é legal ter perfis do seu blog nas redes sociais, assim você amplia as opções de canais para compartilhamento dos seus posts e ganha mais visibilidade e engajamento.
Outra prática importante para aumentar a divulgação do seu blog é a produção de guest posts. Os guest posts são parcerias entre blogs para produção de conteúdos relevantes, gerando backlinks para o seu site. Assim os visitantes do blog parceiro também têm a chance de conhecer você.
Mas fique atento às regras para produção de guest post para não acabar “queimando seu filme” ao invés de se promover. Lembre-se que os conteúdos precisam fazer a diferença para quem os lê, fornecendo informações ou dicas interessantes sobre determinado assunto.
Quer construir uma estratégia de aumento de tráfego para seu site? Aqui tem mais 7 dicas para você aumentar o tráfego para o seu blog.
Passo 4: Mantenha seus visitantes atualizados sobre seus novos conteúdos através do envio de emails
Coloque no seu blog um formulário para captar o contato do seu visitante. O formulário pode conter apenas os campos “nome” e “e-mail”, mas precisa estar visivelmente localizado de forma que o visitante o preencha.
Existem várias ferramentas para produção deste formulário. Alguns blogs utilizam os formatos de pop ups, mas você também pode fazer uso de landing pages ou localizar o formulário no início ou lateral direita da página, sempre seguido de uma Call to Action: uma chamada que direciona o visitante a realizar a ação.
Com os dados dos seus visitantes você pode explorar esse novo canal de contato para iniciar um relacionamento com eles, através das seguintes ações:
Envio de newsletters com links para os novos posts do seu blog e outras informações úteis para sua audiência.
Fazer pesquisas solicitando feedback.
Testar formatos diferentes de conteúdo como infográficos e ebooks
Abordagem sutil de vendas, incentivando o público a conhecer mais sobre o seu trabalho.
Lembre-se de que as pessoas gostam de consumir conteúdos que abordem as suas áreas de interesse, portanto é interessante enviar e-mails segmentados para cada persona. Dessa forma você aumenta o engajamento da sua base de leads com os seus e-mails e eles se tornam cada vez mais efetivos.
Passo 5: Entregue amostras do seu conteúdo mais valioso
Com a sua base de leads em mãos é hora de aquecê-los para que passem à próxima etapa do funil. Para isso, estabeleça um relacionamento de confiança com eles, entregue conteúdos de valor e mostre a qualidade e confiabilidade do seu trabalho.
Para isso, uma prática bastante utilizada é entregar amostras do seu conteúdo mais valioso, como uma pesquisa, por exemplo, que faça sentido para a persona com quem você está falando.
Passo 6: Ganhe reconhecimento e se mantenha perto da sua audiência
Analise o nível de engajamento do seu público com os materiais que você distribui. A maior fonte de informações sobre o seu trabalho está com a sua audiência, portanto fique a par dos feedbacks positivos e negativos, faça pesquisas para entender os assuntos de maior interesse ou assuntos de futuras pesquisas e posts.
Faça o seu público sentir que tem opinião importante nos materiais entregues por você, use essas opiniões para agradar cada vez mais e trazer mais valor para seu público.
Passo 7: Produza conteúdos inéditos e recicle seus melhores conteúdos
A produção de conteúdos inéditos agrega muito valor ao seu trabalho. Desprenda um pouco de tempo para produzir materiais trabalhosos e de profundidade, faça pesquisas e entregue em diferentes formatos. Esse é o tipo de conteúdo que as pessoas pagariam para adquirir.
Uma vez que você já construiu um relacionamento com a sua base de leads e forneceu amostras de conteúdos relevantes a eles, com a sua base de leads engajada e audiência fiel, ficará muito mais fácil vender o seu próprio serviço a um preço justo e começar a ganhar dinheiro na internet.
Cada um dos seus melhores conteúdos pode ser usado mais de uma vez também. Assim que você perceber que um conteúdo seu repercutiu de forma mais positiva que os demais, você pode se basear nele para aprofundar o assunto ou simplesmente reproduzir ele em outros formatos.
Lembre-se de que seus clientes também são seus vendedores e atenda muito bem as indicações que eles passarem para você. No fim, ganhar dinheiro não tem muito segredo. Atualize-se e continue produzindo conteúdos incríveis, escute sempre os seus clientes e entregue valor