O Plano de Marketing pode ser o conteúdo mais importante que você vai ler durante a sua trajetória como empreendedor ou profissional de Marketing. Digo isso, pois o Marketing é o processo responsável por entender, comunicar e gerar valor para o seu público alvo, através de ofertas de produtos que atendam às necessidades dele.
Antes mesmo de eu mergulhar de cabeça no Marketing Digital, estudei profundamente o Marketing para entender a sua importância no negócio que eu estava prestes a criar. E dentro disso, o plano de marketing se tornou o principal responsável pelo sucesso do meu negócio na internet. Não conheço uma empresa de sucesso que não tenha um plano de marketing pronto.
Isso porque é o planejamento de marketing que guiará as estratégias de negócio, conduzindo a empresa ao sucesso! Se você acompanha o blog, sabe que sempre falo de marketing digital, empreendedorismo digital, marketing de afiliados e, principalmente, sobre como montar um negócio online completo. Muitos especialistas falam sobre um modelo de plano de marketing ideal, porém, eu tenho percebido que muitos falham exatamente aqui, principalmente no marketing na internet.
Sabem que precisam fazer um plano de marketing digital, mas simplesmente não fazem.
Ou, quando fazem, não colocam em prática o que foi planejado. A efetividade de um planejamento de marketing consiste em colocar em prática tudo aquilo que foi planejado.
E sabe porque empreendedores falham na elaboração e execução de um plano de marketing digital? Porque querem elaborar planejamentos complexos e extremamente detalhados. Um dos segredos para um bom modelo de plano de marketing de sucesso é a simplicidade. Através de um plano de marketing digital bem elaborado você será capaz de:
Conhecer seus leads (potenciais clientes);
Saberá como criar estratégias para transformar leads em clientes fiéis; Saberá como gerar toda uma audiência em torno de você ou da sua marca empresarial e fazer o seu negócio crescer muito. Por isso, neste artigo, você vai aprender como fazer um plano de marketing que seja capaz de levar você ao sucesso como empreendedor, através do Marketing Digital.
O que é Plano de Marketing
Para você entender melhor o que é plano de marketing, vou usar uma ilustração. Imagine que você deseja fazer uma viagem com sua família ou amigos. Qual é a primeira coisa que você precisa decidir? Bom, eu diria que a primeira coisa a ser decidida é o destino da viagem. Vai viajar para onde? Depois de definir para onde será a viagem, começa a fase do planejamento dessa viagem, não é verdade? Se você decidiu viajar para a praia, vai ter um tipo de planejamento, se for para fazenda, outro tipo…
O mesmo acontece ao fazer um plano de marketing. O plano de marketing não é o seu objetivo, ele é o que vai te levar ao objetivo que você traçou.
Então, a primeira coisa a ser feita é a definição das suas metas e objetivos, é saber aonde você quer chegar com seu negócio. Sem metas você não tem para onde ir. É como fazer uma viagem para um lugar que você não sabe qual. E quem faz uma viagem assim? Pega o carro e sai andando sem rumo? Acredito que você já tenha entendido o que é um plano de marketing. Mas vamos resumir esse conceito:
O plano de marketing é feito para que você alcance as metas e objetivos do seu negócio, é o mapa da sua viagem. É ele que vai conduzi-lo até o destino desejado. É através do plano de marketing digital que você vai fazer a gestão do seu negócio online. Por que fazer um plano de marketing?
Um plano de marketing permite que você tenha uma visão ampla das suas estratégias. É o plano de marketing que vai orientá-lo em relação ao que será realizado, como e quando, quais serão os gastos e como os resultados serão avaliados. O plano de marketing precisa ser criado com base em uma estrutura de ações com começo, meio e fim. Um plano de marketing pronto, ou seja, que você criou, pode te auxiliar em diversos fatores, entre eles estão:
Divulgar produtos;
Atrair e fidelizar clientes;
Gerar autoridade no mercado;
Aumentar a relevância da marca;
Aumentar vendas;
Gerar mais lucro.
Tudo vai depender do objetivo que você traçar para o seu negócio.
E, cada objetivo deve ter ações bem definidas.
Vantagens do plano de marketing
Acredito que até aqui você já esteja convencido de que criar um plano de marketing é algo que só traz vantagens para o seu negócio.
Mas, ainda assim, eu vou reforçar mais algumas dessas vantagens, para te provar a importância disso nos seus resultados na internet.
Otimiza o orçamento;
Ajuda na promoção de ações mais assertivas com menos custos;
Possibilita a tomada de decisão, de maneira antecipada;
Ajuda a definir as prioridades do seu negócio;
Auxilia na comunicação interna;
Comunica ao público-alvo a solução que a sua marca oferece;
É uma estratégia sustentável.
Desenvolvendo o plano de marketing
A primeira coisa que você precisa saber para desenvolver um plano de marketing eficiente é que é muito importante conhecer bem o seu mercado.Isso porque, cada decisão tomada no plano de marketing vai influenciar em todas as ações da campanha. E cada ação precisa estar alinhada à situação do seu mercado de atuação, às novas tendências e alinhada também em relação a como o seu negócio está posicionado.
Nesse sentido, o plano de marketing é como uma alavanca de crescimento do seu negócio, pois ele é uma ferramenta que vai te ajudar a ganhar espaço dentro do mercado.
Entenda melhor como usar um plano de marketing
O plano de marketing é muito importante para as estratégias de uma empresa e, por este motivo, o ideal é que tenha uma pessoa responsável por ele. Ninguém melhor do que um especialista no assunto para colocar tudo em prática, de maneira assertiva. Por isso, quando o negócio estiver andando bem e você puder contratar colaboradores, um analista de marketing é uma peça fundamental, pois esse profissional saberá desenvolver o plano de marketing da melhor forma possível para o seu negócio.
O plano de marketing deve estar alinhado com a missão, com os valores e com os objetos do seu negócio, por isso que ele é tão importante, pois está totalmente relacionado com o posicionamento da sua marca no mercado. É importante que o profissional responsável pelo desenvolvimento do plano de marketing também fique responsável pelo acompanhamento.
Fazer o acompanhamento do plano de marketing é tão importante quanto criá-lo, pois é a partir daí que você vai poder identificar as ações que estão gerando maior retorno sobre o investimento esperado e aquelas que precisam de melhorias ou mesmo serem substituídas.
As principais etapas de um plano de marketing
Por mais que você siga um passo a passo para ter uma base para criação do seu plano de marketing, não existe uma fórmula mágica. Ou seja, não adianta copiar um plano de marketing exemplo, um modelo pronto. Mas, ainda assim, é possível seguir etapas que são utilizadas em todos os bons planos de marketing.
E é sobre isso que você vai poder conferir agora.
Faça um planejamento
Para elaborar um plano de marketing é necessário começar pelo planejamento. É aqui que você vai definir as metas e os objetivos que o seu plano de marketing precisa atingir. Também é interessante criar um resumo do plano de marketing, para deixar claro qual seu objetivo principal.
Se você não fizer o planejamento do plano de marketing, a tendência é não conseguir cumprir as metas e os objetivos. Isso acontece porque, quando não temos clareza daquilo que precisa ser feito, fica difícil realizar qualquer coisa.
Faça uma análise de segmento
Outra estratégia importante na hora de fazer um plano de marketing é fazer uma análise de segmento. Ou seja, antes mesmo de começar a criar o plano de marketing da sua empresa, você precisa conhecer os fatores internos e externos que interferem diretamente na sua área de atuação. Também é importante saber qual é a situação do seu produto ou serviço dentro do mercado.
Para não gerar altas expectativas, que podem não ser alcançadas, é essencial analisar o ambiente e os fatores que podem influenciar a atividade do seu negócio. O segmento pode ser dividido em: micro e macroambiente. Essas duas vertentes influenciam no funcionamento do seu negócio.
Macroambiente: O macroambiente está relacionado a espaços maiores, que dificilmente são controlados, como o ambiente tecnológico, geográfico, demográfico, político, econômico, cultural… O macroambiente geralmente funciona de acordo com a localização geográfica da empresa, como o país ou a região, por exemplo.
Microambiente: O microambiente está relacionado a espaços internos da empresa e atua no funcionamento básico do negócio, como clientes, colaboradores e concorrentes, por exemplo. É importante saber como o ambiente influencia a atuação do seu negócio dentro do mercado, pois, dessa forma, você saberá quais são as melhores ações no plano de marketing.
Conheça seus clientes e defina o seu público-alvo
Para criar um plano de marketing bem elaborado, é necessário conhecer bem o cliente e definir o público-alvo. Isso porque o plano de marketing será construído tendo como foco o público que vai comprar seu produto ou serviço.
É essa a importância de ter bem definido o público-alvo e conhecer o cliente, pois é dessa forma que você vai identificar como, quando e onde abordar esse cliente, de maneira assertiva e eficiente. A análise constante do mercado em que o seu negócio está inserido é o que vai te auxiliar a conhecer ainda melhor o seu cliente.
Quando você identifica como e onde o cliente deseja adquirir o seu produto ou serviço, fica mais fácil de você conseguir conquistar o cliente e ainda “segurá-lo” para uma próxima oferta. Lembre-se de que clientes satisfeitos se tornam fiéis à sua marca e, consequentemente, se tornam também divulgadores do seu produto ou serviço.
Outra forma de definir bem o seu público-alvo é criando a sua persona.
Com a persona bem definida, toda a sua comunicação será voltada para o cliente ideal, baseado em dados reais, o que torna suas ações ainda mais assertivas.